Console Físico Confiável

Sobre

A parte introdutória deste texto é uma tradução de Trusted Physical Console (versão 10).

Introdução

As atuais boas práticas do CMRG sugerem usar um único computador, bem afinado como sua interface de usuário imediata (um «Console Físico Confiável - CFC» ou «Trusted Physical Console», em inglês). A partir desse computador, você pode se conectar em qualquer outra máquina numa rede para fazer o que precisa ser feito.

Motivação

Segurança

Se você usa computador todo dia, talvez você queira ter certeza que a máquina que você está usando é segura. Dado o fato como são complicadas essas máquinas, é razoável perguntar:

  • Eu sei quais softwares estão instalados nessa máquina?

  • Eu tenho algum nível de controle sobre essa máquina?

  • Se essa máquina sabe meus dados ou informações pessoais (incluindo senhas e outros tokens de autenticação), eu posso confiar que essa informação não será vazada?

Usando um CFC lhe dará a oportunidade de responder essas questões afirmativamente e com confiança.

Personalização

Talvez você esteja frustrado por estar sempre mudando de interface de usuário e de experiência de usuário:

  • É o Ctrl+C ou Comando+C para copiar o texto?

  • Devo clicar no canto superior esquerdo ou canto superior direito para fechar uma janela?

  • Aonde estão os favoritos do meu navegador web?

  • A minha ferramenta favorita já está instalada aqui e é funcional? É a versão que eu quero? Posso confiar nela?

  • Se eu mexo nas configurações para deixar do meu jeito, eu poderei usá-las de novo na próxima vez que usar essa máquina?

Usando um CFC, você pode ser mais eficiente no seu trabalho e gastar menos tempo descobrindo o que está acontecendo. O tempo perdido personalizando seu CFC para se encaixar nos seus hábitos de trabalho e requerimentos serão recompensadores, pois você sabe que será capaz de usar essas personalizações quando usar essa máquina no futuro.

Boas Práticas

Software Livre

Usar o máximo possível de Software Livre no seu CFC. O software livre fornece-lhe código auditável, a possibilidade de customização para seu uso particular e reduz o impacto de estar dependente de um vendedor, o qual você não compartilha seus valores, política ou incentivos financeiros.

O Software Livre também têm a vantagem que é geralmente sem custo monetário. Isso é uma vantagem técnica, porque permite você analisar as ferramentas antes de usá-las sem risco de perda financeira. E também oferece uma vantagem econômica se você se comprometer a aprender a ferramenta, pois não será necessário pagar para aprender a usar durante a aquisição ou posteriormente na atualização. Essas vantagens econômicas são pequenas em comparação com as vantagens técnicas e políticas do software livre, porque a maior parte do custo de uma ferramenta é seu tempo gasto aprendendo como manipulá-la para fazer o que você quer rapidamente, de forma confiável e conveniente.

Quando você se encontra usando um software não livre, você deve se perguntar:

  • Eu preciso dessa ferramenta?

  • Existem ferremantas livres que podem fazer essa mesma tarefa?

  • Se sim, quais são os fatores que me impedem de usar as ferramentas livres? Eu já comuniquei ao time de desenvolvedores sobre esses fatores dessas ferramentas (ou para aqueles que teriam a capacidade para tal)?

  • Se não há software livre disponível, qual é a ferramenta livre disponível mais parecida com ela? O que mais preciso para satisfazer minhas necessidades? Eu já comuniquei essas necessidades para algum time de desenvolvimento dessas ferramentas?

  • Se nada livre chega nem perto, eu documentei e publiquei o fato que eu estou usando ferramenta não livre e desejaria usar uma ferramenta livre?

Customização

Customize seu CFC! Leva um certo de investimento de tempo de sua parte, mas esse pouco tempo pode recompensar se você usa um computador como seu CFC. Pelo motivo do CFC é sua interface primária no mundo digital, você sempre pode contar com a disponibilidade de suas customizações e atalhos, então, o tempo gasto customizando é o tempo que você salvará ao longo dos anos evitando fazer essas mesmas customizações.

Se você se encontra fazendo uma tarefa no CFC que parece ser chata e repetitiva, você deve se perguntar:

  • Quando foi a última vez que eu fiz alguma coisa parecida com isso?

  • Como são parecidas essas tarefas? Como elas são diferentes?

  • If i could have the computer figure out how to take care of tasks like this, what would i ask it to do? Can i make this framing question fairly concise while keeping it clear?

  • Com a pergunta acima de enquadramento em mente, eu já procurei por softwares que atendem essa necessidade?

  • Eu já pedi ajuda para outras pessoas?

  • Se eu não consigo encontrar esse software, eu já publiquei essa pergunta de enquadramento num fórum frequentado por pessoas que pode ter tarefas similares?

  • Eu já publiquei essa pergunta de enquadramento num fórum frequentado por pessoas que talvez faça esse tipo de ferramentas?

  • Eu mesmo já tentei fazer uma ferramenta similar?

Envolvimento da Comunidade

Compartilhar suas customizações e seus hábitos de trabalho – juntamente com a lógica por trás deles – de forma bem sucedida (ou mal sucedida) com outros usuários é um bom caminho para ajudar e apoiar a comunidade. Também ajuda outras pessoas saber quais dicas você pode estar interessado, que por sua vez faz sua experiência no computador ser mais eficiente.

Conforme você estabelece o uso do seu CFC regularmente, procure por amigos, aliados e vizinhos que fazem o mesmo trabalho ou que utilizem ferramentas semelhantes. Peça conselhos e ofereça também quando os outros perguntarem para você. Não há duas pessoas que usam seus computadores da mesma forma, mas você pode construir uma rede de colaboradores confiáveis que se enriquecem mutuamente as suas experiências com as máquinas.

Ter um círculo de amigos que trabalham com as mesmas ferramentas é divertido!

Comunicações Criptográficas

Se comunicar numa rede altamente intermediada abre suas comunicações para o sniffing (pessoas xeretando as suas comunicações quando não deveriam) e spoofing (pessoas se passando por você ou tentando se passar por uma entidade que você acha que está se comunicando). Os protocolos criptográficos ajudam você evitar isso ao oferecer uma matemática poderosa projetada para a privacidade (contra o sniffing) e autenticação (contra o spoofing). Mas a lógica por trás delas só funciona quando você está totalmente sob controle do canal final da comunicação.

Usar um CFC lhe dará a oportunidade de ter o controle da ponta da sua comunicação, mas apenas se prestar atenção para o que está fazendo. Por exemplo:

  • Ao usar OpenSSH para conectar num computador remoto, você deve sempre ter certeza que está conectando a partir do seu CFC – não se conecta por ssh pulando de uma máquina para outra, por exemplo, (veja também Boas práticas ao usar ssh)

  • Quando conectado num website rodando HTTPS, conecte do seu navegador rodado no seu CFC e evite usar proxies (a não ser que apenas opere no nível de IP) ou serviços de redirecionamento.

  • Tenha certeza de verificar a identidade da parte remota de forma segura! Com SSH, isso significa verificar a chave do host. A primeira vez que se conectar será mostrado uma impressão digital, na qual o administrador do host deverá ter fornecido para você de anteriormente. Com o HTTPS ou outro serviço baseado em HTTPS, isso significa ter a certeza que o certificado remoto é válido e que você confia que o emissor apenas emite certificados legítimos.

  • Esteja atento aos tipos de cifras usados para criptografar as comunicações que você espera que seja privadas. Por exemplo, o TLS [RFC:2246#section-6.2.3.1 permite uma cifra NULA], que não mantém sua comunicação privada. Se você não liga para privacidade (p.e. quando você está acessando um sistema de controle de revisão publicamente acessível – você quer que seja autenticado, mas não liga se as pessoas podem ver o que você está enviando ou recebendo), usando a cifra NULA está ok. But when you do care about privacy, do you know that your communications are using something more cryptographically sound?

Backups

Faça o backup do seu CFC. Isso não pode ser subestimado. Porque a natureza do seu CFC indica que você está armazenando informação confidencial nele (chaves privadas, senhas e outras formas de identificação digital, assim como registros financeiros e políticos), é altamente recomendável que você mantenha os seus backups criptografados. Há muitas maneiras de se fazer isso. Algumas maneiras populares:

  • backupninja: backup criptografado incremental através da rede

  • cryptsetup com rsync: faça backup dos seus dados para um disco externo criptografado

Monitoramento do Sistema

Esteja atento aos sinais vitais do seu CFC. Se algo indica que está em vias de pifar, tenha um plano de restauração pronto. No decorrer do uso do CFC, faça uma nota mental (ou digital) do que está acontecendo, mesmo se você não entender especificamente o que os sinais significam. A mente humana é excelente para reconhecer padrões e se você prestar suficiente atenção nas pistas, poderá ver um padrão. Pelo menos, você estará preparado para perceber uma mudança no padrão, o qual pode indicar que alguma coisa está errada ou funcionando de forma estranha.

Peças de Reposição

Se uma parte do seu CFC falhar, você está em apuros. O ambiente customizado, as habilidade que você construiu e as várias outras formas de identificação pessoal podem ficar indisponíveis para você até que o seu dispositivo seja reparado e esteja funcional de novo. Você pode achar que vale a pena ter por perto uma máquina similar para servir de peças de reposição. Se isso não é uma possibilidade, tente saber de antemão com quem você pode entrar em contato que pode ter as peças, assim você não estará completamente perdido quando o desastre acontecer.

Desvantagens

Há problemas com o modelo CFC de computação, é claro.

Despesas

Nem todo mundo pode dispôr de uma máquina portátil. No entanto, os laptops estão se tornando muito mais baratos e os telefones celulares estão se tornando mais poderosos. Em algum momento num futuro não muito distante, os caminhos de desenvolvimento desses dois candidatos para CFC podem se cruzar, colocando a computação estilo CFC dentro do alcançe da maioria das pessoas.

Inconveniência

No momento, computadores decentes portáteis são ainda muito grandes e desajeitados para carregar com certa facilidade. Curiosamente, o poder de processamento, memória RAM e capacidade de disco (as especificações tradicionais pelas quais os computadores são medidos) não são mais os fatores limitadores.

Interface de Usuário

Para fazer um trabalho pesado com computador numa máquina portátil, nada bate um teclado de tamanho razoável e decente e pelo menos um monitor de vídeo XGA (1024x768). Mas isso são equipamentos grandes e difíceis de serem carregados juntos com você. Você pode pensar em interfaces melhores ou outras maneiras de torná-los mais convenientes para transportar?

Durabilidade

Quanto mais durável uma máquina é, mais pesada ela é. Essa é um troca ruim para pessoas que querem levar seu CFC com elas para onde quiserem. No entanto, com o aparecimento de novas tecnologias, alguns sistemas podem ficar mais leves “”e”” mais duráveis. Por exemplo, armazenamento em estado sólido é tanto mais leve e mais durável que um disco rígido tradicional.

Consumo de Energia e Baterias

As baterias continuam uma porcaria. Processadores portáteis e hardwares modernos consomem menos energia agora do que antes (com a exceção de adaptadores wireless que precisam de energia para transmissão a rádio), mas eles podem ainda consumir a bateria rapidamente em questão de algumas horas. Baterias maiores adicionam mais peso na sua máquina.

Ponto Único de Falha

Se você usa um CFC, não faz backups regularmente e ele quebrar/morrer/cair no banheiro, você pode ter um longo caminho para restaurar. Faça backup do seu CFC!

Estranhamento Social

Se você usa uma máquina para boa parte da sua interação com o mundo exterior, usá-la regularmente e levar para a maior parte dos lugares, não será estranho se criar um vínculo com ela. Sim, é ridículo. Mas não é surpreendente, dado que somos seres sociais e que nós tendemos a tratar nossas ferramentas mais familiares (roupas, bicicletas, carros, etc) como extensões de nós mesmos. Esteja preparado para algum nível de descrença ou ridicularização social de pessoas que não têm uma forte simbiose com uma máquina comparativamente complicada.

Checklist

O que levar em conta:

  • Linux workstation security checklist.

  • Criptografia de disco (FDE - Full Disk Encryption).

  • Cold e warm boot: desligamento, suspensão ou hibernação; descarga de capacitores; DDR3.

  • Evil maid e Bootless.

  • BadBIOS e Firmwares Livres.

  • Air gapping e BadUSB.

  • Checar se dhcp clients vazam hostname / MAC anonymization.

  • Inicialização de módulos TPM.

  • Inspeção manual do hardware.

  • Grsecurity, PaX e virtualização.

  • Senhas na BIOS.

Homologação de nova unidade

Ao obter um novo TPC:

  • Memtest e outros testes de hardware.

  • Remoção de hardware proprietário e/ou invasivo.

  • Substituição do firmware.

  • Mods: tapar ou desconectar câmera, retirar microfone, etc.

  • Avaliação das condições operacionais do hardware, como: - Pasta térmica do processador. - Funcionamento da ventuinha. - Condições da carcaça, fazendo remendos caso necessário. - Vida útil da bateria.

Auditoria periódica

Repassar checklist e procedimento de homologação, incluindo testes como

paxtest blackhat
sudo aa-status